terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Memorial: Sergei Eisenstein

FOTOGRAFIA FEITA NA FAZENDA SANTA BARBARA

Sergei Eisenstein, em 22 de Janeiro de 2018, faria 120 anos de idade e, em 11 de Fevereiro, completou 70 anos de morte. Este é o memorial a Sergei Eisenstein e, para celebrá-lo com amor hoje, abro meus ouvidos a tudo que eu possa ouvir sobre Eisenstein e a tudo o que eu posso ouvir diretamente desse deus do olimpo cinéfilo. 

A história do cinema faz parada obrigatória em Sergei Eisenstein e, em "O Encouraçado Potemkin", o cinema se altera e toma forma germinal. Realizou esse feito aos 27 anos de idade, depois da realização de "A Greve", seu primeiro impacto. A cena do massacre na escadaria de Odessa certamente continua entre as 3 cenas mais emblemáticas, poderosas e repetidas da história do cinema. "O Encouraçado Potemkin" surgia 20 anos depois da rebelião de 1905, o marco das transformações sociais que atingiriam o clímax na revolução de 1917, que derrubaria a autocracia russa e entregaria o poder aos Bolcheviques. Em todos os âmbitos testemunhou-se a reforma e, artisticamente, isso ocorreu entre a literatura, teatro, pintura e cinema. Eisenstein foi revolucionário, influenciado pelo construtivismo e pelo teatro, porém seu pensamento conseguiu transcender fundindo sua montagem, o maior penhor de seu legado. Definia sua montagem como "montagem dialética", contra todas as formalidades e linearidades, promovendo a percepção da narrativa pela forma, ou seja, onde interessa muito o modo como narra, juntamente do que narra. Cheio de simbolismos e metáforas, ele se opõe a organização do poder e transmite o caos conquistado pela liberdade. Aclamado, anos depois também foi censurado por gente do cinema russo e teve obras incompletas, fato que fez com que sua outra obra-prima, "Ivan, O Terrível", fosse lançada em 1945, mas tivesse sua segunda parte liberada somente em 1958, anos depois da morte de Stálin. Este é o memorial a Sergei Eisenstein.

Meus aniversariantes do Cinema nos últimos dias:

13 de Fevereiro - Kim Novak (85); Pernilla August (60); 

12 de Fevereiro - Christina Ricci (38); Josh Brolin (50); Darren Aronofsk (49); 

11 de Fevereiro - Jennifer Aniston (49); Whitney Houston (6 anos de morte); Burt Renolds (82); Taylor Lautner (26); Leslie Nielsen (faria 92 anos); Joseph L. Mankiewcz (faria 109 anos); Sergei Eiseinstein (70 anos de morte) 

10 de Fevereiro - Chloë Grace Moretz (21); Elizabeth Banks (44); Emma Roberts (27); Laura Dern (51); Alexander Payne (57);  

09 de Fevereiro -  Zhang Ziyi (39); Mia Farrow (73); Carmen Miranda (faria 109 anos); Michael B. Jordan (31); Tom Hiddleston (37); Joe Pesci (75)

08 de Fevereiro - James Dean (faria 87 anos); Nick Nolte (77); Jack Lemmon (faria 93 anos); John Williams (86); 

07 de Fevereiro - Ashton Kutcher (40); Héctor Babenco (faria 72 anos);  

Instagram Oficial: @daniel_serafim_mais_cinema

MAIS CINEMA! A GENTE SEMPRE QUER MAIS, DAQUILO QUE A GENTE AM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário